S o b r e:  

A Horizontes ao Sul publica ensaios, entrevistas, resenhas, manifestos, breves textos acadêmicos e poesias. É um espaço aberto a textos que articulem as ciências sociais com o cinema, a literatura e as mais variadas expressões artísticas.​ 


Esse meio virtual é coletivamente administrado por cientistas políticas(os), sociólogas(os), historiadoras(es) e cineastas.

Q u e m   s o m o s:

 
rosto.jpg
 

Luna Ribeiro Campos é doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), na área de Estudos de Gênero. Mestra em Sociologia com concentração em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA - UFRJ), instituição onde também cursou bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais. Trabalhou como docente de Sociologia na educação básica nas esferas estadual e federal. Áreas de interesse e pesquisa: teoria feminista; teoria social; trajetórias intelectuais; pensamento social brasileiro; sociologia da cultura; literatura de viagens.

Email: lunaribeirocampos@gmail.com

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2034097817055256

 

Marcia Rangel Candido é doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ) e bolsista do Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação - INCT. Tem experiência na área de editoração, tendo atuado como assistente em DADOS - Revista de Ciências Sociais e elaborado o projeto do site Horizontes ao Sul. Além de ser uma das editoras desta página, é parte do comitê editorial da Cadernos de Estudos Sociais e Políticos (CESP-IESP-UERJ). Foi pesquisadora visitante na Universidade de Coimbra, na Universidad Nacional de Cuyo (UNCUYO) e na Universidad Nacional de San Martín (UNSAM), respectivamente em Portugal e Argentina. Seu tema principal de pesquisa é sobre as relações de gênero e a história da Ciência Política em centros e periferias, com ênfase em países latino-americanos. Outras áreas de trabalho: teoria política e social; feminismo e movimentos sociais; história intelectual; sociologia do conhecimento; mídia e política; representação no cinema brasileiro.

E-mail: marciarangelcandido@gmail.com

Academia.edu: https://uerj.academia.edu/MarciaRangelCandido

 

Natasha Bachini ​é doutoranda no Programa de Pós-graduação em Sociologia do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro(IESP-UERJ), onde participa como pesquisadora no Núcleo de Estudos de Teoria Social e América Latina (NETSAL) e no Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP). Mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde participa como pesquisadora no Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política (NEAMP). Tem experiência nas áreas de Sociologia e Ciência Política, atuando principalmente em suas fronteiras, na Sociologia Política. Atualmente, coordena o projeto M Facebook, do Manchetômetro. Suas pesquisas concentram-se nas seguintes linhas: ação coletiva; movimentos sociais; identidade coletiva; ciberativismo; ciberpolítica, campanhas eleitorais e lideranças políticas.

E-mail: natashabachini@iesp.uerj.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5704777452170998

Leonardo Nóbrega da Silva é doutorando em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), com estágio sanduíche no Centro de História Intelectual da Universidade Nacional de Quilmes, na Argentina, e mestre em sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA-UFRJ). Atualmente é professor substituto no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).


E-mail: leonobrega.s@gmail.com

 
 

Rafael Rezende é doutorando e mestre em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio De Janeiro (IESP-UERJ). Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO). Coordenador adjunto do Núcleo de Estudos de Teoria Social e América Latina (NETSAL). Áreas de interesse e pesquisa: movimentos sociais; transnacionalismo; populismo; política latino-americana. 


E-mail: brozrezende@gmail.com

 

Samantha Brasil é crítica de cinema, pesquisadora e curadora do Cineclube Delas, com especialização em produções realizadas por mulheres. Mestra em Sociologia e Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA - UFRJ). É graduada em Direito e Ciências Sociais. Membra das Elviras - Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema e integrante do podcast Feito por Elas e do canal A Lente Escarlate. É colunista do site Delirium Nerd. Áreas de interesse e pesquisa: cinema feminista; cinema brasileiro; cinema feito por/com mulheres em suas especificidades e multiplicidades.


E-mail: samantha.brasil@gmail.com