S o b r e

A Horizontes ao Sul (HaoS) é um projeto independente de divulgação das ciências sociais. É uma plataforma que publica textos acadêmicos, ensaios, trechos de livros e entrevistas.

Contato

 

Q u e m   s o m o s

image.png

Professora de Sociologia do CEFET/RJ. Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), na área de Estudos de Gênero. Mestra em Sociologia com concentração em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA-UFRJ), instituição onde também cursou bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais. Trabalhou como docente de Sociologia na educação básica nas esferas estadual e federal. Áreas de interesse e pesquisa: teoria feminista; teoria social; trajetórias intelectuais; pensamento social brasileiro; sociologia da cultura; literatura de viagens.

Email: lunaribeirocampos@gmail.com    |    Twitter: https://twitter.com/Lunaribcampos  

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2034097817055256

Editora desde junho de 2018

Luna Ribeiro Campos

Foto 21-11-2018 10 53 14.jpg

Doutoranda e mestra em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ). Foi pesquisadora visitante na Universidade de Cambridge - contemplada no edital CAPES/PDSE -, na Universidade de Coimbra (UC), na Universidad Nacional de Cuyo (UNCuyo) e na Universidad Nacional de San Martín (UNSAM), respectivamente no Reino Unido, em Portugal e na Argentina. Desde 2014 é pesquisadora do Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (GEMAA) e do Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP); a partir de 2018 tornou-se também subcoordenadora de pesquisas do Observatório das Ciências Sociais (OCS), todos com sede no IESP-UERJ. No âmbito da editoração, é assistente do periódico DADOS - Revista de Ciências Sociais e idealizadora do projeto da Horizontes ao Sul, além de ter integrado durante quatro anos o comitê editorial da Cadernos de Estudos Sociais e Políticos (CESP). Trabalha nas fronteiras entre a Sociologia e a Ciência Política, principalmente nos seguintes temas: estudos de gênero e raça, história da ciência política, sociologia das ideias e dos intelectuais, comunicação política, cinema brasileiro e editoração em ciências sociais.

E-mail: marciarangelcandido@gmail.com    |    Twitter: https://twitter.com/MarciaRCandido

Editora desde junho de 2018

Marcia Rangel Candido

DSC06231.jpg

Professora do departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (UFPel). Doutora em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), onde foi bolsista do CNPQ. Realizou período sanduíche na Universidad Nacional Autonoma de Mexico (UNAM, 2014-2015). Mestre em Sociologia pela Univesité Paris VII - Paris Diderot (2011) e em Psicologia Social pela UERJ (2010), onde foi bolsista da FAPERJ. Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2007). É pesquisadora do Núcleo de Estudos de Teoria Social e América Latina (NETSAL), com sede no IESP-UERJ. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Urbana, Violência Política, Sistema Prisional, Narcotráfico e Movimentos Sociais. 

E-mail: s.ribeirogomes@gmail.com     |    Academia.edu: https://ufpel-br.academia.edu/simonedasilvaribeirogomes

Editora desde janeiro de 2019

Simone Ribeiro Gomes

Foto perfil.jpg

Professor do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Pesquisador vinculado ao Programa Internacional de Pós-Doutorado do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). Possui título de Doutor em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ), de Mestre em Sociologia e Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA/UFRJ) e de Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É pesquisador vinculado ao Núcleo de Estudos de Teoria Social e América Latina (NETSAL) do IESP/UERJ e ao Núcleo de Pesquisa em Sociologia da Cultura (NUSC) do PPGSA/UFRJ. Foi professor substituto no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) entre 2017 e 2019. Atuais interesses de pesquisa: circulação de conhecimento, mercado editorial, sociologia das ideias e dos intelectuais, sociologia da cultura, teoria social, história cultural e pensamento social brasileiro e latino-americano.


E-mail: leonobrega.s@gmail.com    |    Twitter: https://twitter.com/leonobrega_

Editor desde abril de 2019

Leonardo Nóbrega

Guilherme!_edited.jpg

Pesquisador de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual do Ceará (PPGS/UECE). Doutor e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA/UFRJ). Graduado em Ciências Sociais (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi Coordenador de Pesquisa e Memória do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea (mBrac) e assistente de pesquisa no projeto Difusão e Educação Patrimonial do Acervo Histórico do CPDOC/FGV. Atualmente, é pesquisador associado ao Núcleo de Sociologia da Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NUSC/UFRJ) e do GRUA - Grupo de Reconhecimento de Universos Artísticos/Audiovisuais: http://www.grua.art.br (CNPq). 


E-mail: gui.marcondes@gmail.com

Editor desde dezembro de 2019

Guilherme Marcondes

Broz_edited_edited.jpg

Doutorando e mestre em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio De Janeiro (IESP-UERJ). Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO). É pesquisador do Núcleo de Estudos de Teoria Social e América Latina (NETSAL). Foi pesquisador visitante no Instituto de Estudios de América Latina y el Caribe (IEALC) da Universidad de Buenos Aires (UBA). Áreas de interesse e pesquisa: movimentos sociais; transnacionalismo; populismo; política latino-americana.


E-mail: brozrezende@gmail.com   |    Twitter: https://twitter.com/RafaelBroz

Editor desde agosto de 2018

Rafael Rezende

Foto_-_Vitória_Gonzalez_I.jpeg

Mestranda em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), onde é pesquisadora do Núcleo de Estudos em Teoria Social e América Latina (NETSAL). Bacharela em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi pesquisadora visitante na Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). Áreas de interesse e pesquisa: América Latina; movimentos sociais; gênero; ruralidades; conflitos socioambientais.


E-mail: vitoria.gonzalez@iesp.uerj.br   |    Twitter: https://twitter.com/vit_gonzalez

Editora colaboradora desde abril de 2020

Vitória Gonzalez

PHOTO-2020-04-24-10-23-58.jpg

Mestrando em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ) Pesquisador do Grupo de Estudos Multidisciplinar da Ação Afirmativa (GEMAA) e  do Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP), ambos com sede no IESP-UERJ. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio (2019). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Linguagem de Programação PHP para as Ciências Sociais por meio da automação de rotinas utilizando scripts e análise estatística de dados nas linguagens R e Python.


E-mail: felixsouza74@gmail.com  |    Lattes: http://lattes.cnpq.br/5962042478046087

Programador e colaborador desde abril de 2020

André Félix 

Antigas colaboradoras

Natasha Bachini

Editora em 2018

Samantha Brasil

Editora colaboradora em 2018