S o b r e:  

A Horizontes ao Sul é especializada em divulgação científica nas grandes áreas das ciências sociais e veicula ensaios, entrevistas, resenhas, manifestos, breves textos acadêmicos e poesias. 


Esse meio virtual é coletivamente administrado por cientistas políticas(os), sociólogas(os), historiadoras(es) e cineastas.

Contato:

 

Q u e m   s o m o s:

image.png

Professora de Sociologia do CEFET/RJ. Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), na área de Estudos de Gênero. Mestra em Sociologia com concentração em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA-UFRJ), instituição onde também cursou bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais. Trabalhou como docente de Sociologia na educação básica nas esferas estadual e federal. Áreas de interesse e pesquisa: teoria feminista; teoria social; trajetórias intelectuais; pensamento social brasileiro; sociologia da cultura; literatura de viagens.

Email: lunaribeirocampos@gmail.com    |    Twitter: https://twitter.com/Lunaribcampos  

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2034097817055256

Editora desde junho de 2018

Luna Ribeiro Campos

Foto 21-11-2018 10 53 14.jpg

Doutoranda e mestra em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ). Foi pesquisadora visitante na Universidade de Cambridge - com bolsa CAPES/PDSE -, na Universidade de Coimbra (UC), na Universidad Nacional de Cuyo (UNCuyo) e na Universidad Nacional de San Martín (UNSAM), respectivamente no Reino Unido, em Portugal e na Argentina. No âmbito da editoração, é assistente do periódico DADOS - Revista de Ciências Sociais e idealizadora do projeto da Horizontes ao Sul, além de ter integrado durante quatro anos o comitê editorial da Cadernos de Estudos Sociais e Políticos (CESP). Trabalha principalmente em quatro áreas, com especial atenção às desigualdades de gênero, raça e região geográfica: (1) análise da produção e circulação do conhecimento em ciência política e sociologia; (2) mídia e política; (3) cinema brasileiro; e, (4) divulgação científica.

E-mail: marciarangelcandido@gmail.com    |    Twitter: https://twitter.com/MarciaRCandido

Editora desde junho de 2018

Marcia Rangel Candido

DSC06231.jpg

É professora do departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (UFPel). É doutora em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), onde foi bolsista do CNPQ. Realizou período sanduíche na Universidad Nacional Autonoma de Mexico (UNAM, 2014-2015). É mestre em Sociologia pela Univesité Paris VII - Paris Diderot (2011) e em Psicologia Social pela UERJ (2010), onde foi bolsista da FAPERJ. É bacharel em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2007). É pesquisadora do Núcleo de Estudos de Teoria Social e América Latina (NETSAL), com sede no IESP-UERJ. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Urbana, Violência Política, Sistema Prisional, Narcotráfico e Movimentos Sociais. 

E-mail: s.ribeirogomes@gmail.com     |    Academia.edu: https://ufpel-br.academia.edu/simonedasilvaribeirogomes

Editora desde janeiro de 2019

Simone Ribeiro Gomes

Foto perfil.jpg

Professor do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Pesquisador vinculado ao Programa Internacional de Pós-Doutorado do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). Possui título de Doutor em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ), de Mestre em Sociologia e Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA/UFRJ) e de Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É pesquisador vinculado ao Núcleo de Estudos de Teoria Social e América Latina (NETSAL) do IESP/UERJ e ao Núcleo de Pesquisa em Sociologia da Cultura (NUSC) do PPGSA/UFRJ. Foi professor substituto no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) entre 2017 e 2019. Atuais interesses de pesquisa: circulação de conhecimento, mercado editorial, sociologia das ideias e dos intelectuais, sociologia da cultura, teoria social, história cultural e pensamento social brasileiro e latino-americano.


E-mail: leonobrega.s@gmail.com    |    Twitter: https://twitter.com/leonobrega_

Editor desde abril de 2019

Leonardo Nóbrega

Guilherme!_edited.jpg

Pesquisador de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual do Ceará (PPGS/UECE). Doutor e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA/UFRJ). Graduado em Ciências Sociais (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi Coordenador de Pesquisa e Memória do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea (mBrac) e assistente de pesquisa no projeto Difusão e Educação Patrimonial do Acervo Histórico do CPDOC/FGV. Atualmente, é pesquisador associado ao Núcleo de Sociologia da Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NUSC/UFRJ) e do GRUA - Grupo de Reconhecimento de Universos Artísticos/Audiovisuais: http://www.grua.art.br (CNPq). 


E-mail: gui.marcondes@gmail.com

Editor desde dezembro de 2019

Guilherme Marcondes

Broz_edited_edited.jpg

Doutorando e mestre em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio De Janeiro (IESP-UERJ). Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO). É pesquisador do Núcleo de Estudos de Teoria Social e América Latina (NETSAL). Foi pesquisador visitante no Instituto de Estudios de América Latina y el Caribe (IEALC) da Universidad de Buenos Aires (UBA). Áreas de interesse e pesquisa: movimentos sociais; transnacionalismo; populismo; política latino-americana.


E-mail: brozrezende@gmail.com   |    Twitter: https://twitter.com/RafaelBroz

Editor desde agosto de 2018

Rafael Rezende