Diretrizes para publicação

A Horizontes ao Sul (HaoS) é um projeto independente de divulgação das ciências sociais. Embora publique preferencialmente textos nas áreas de sociologia, ciência política, antropologia e história, a página também circula produções literárias, como poesias e contos, valorizando o papel lúdico, social e político da literatura.  


O escopo editorial da HaoS prioriza contribuições com aprofundamento teórico e/ou empírico, sem abdicar de uma linguagem que seja acessível ao grande público. Publicamos breves textos acadêmicos, ensaios, entrevistas, trechos de livros, resenhas, contos e poesias.

Instruções para envio de textos

 

Extensão sugerida: mínimo de 5.000 e máximo de 12.000 caracteres com espaços, incluindo a bibliografia, tabelas e diagramas. 

Formatação: fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento 1,5. 


Idioma: as submissões podem ser em português ou espanhol. No entanto, se aprovados, os textos serão publicados somente em português.

Referências bibliográficas

 

Recomendamos evitar as notas de rodapé e dar preferência ao uso de hyperlinks para notícias de jornais e sites.

Artigos, livros, capítulos de livros, relatórios de pesquisa e demais publicações devem vir listadas ao final do artigo, em ordem alfabética, observando-se os seguintes critérios:

Para livro

Exemplo: BIROLI, Flávia. (2018), Gênero e Desigualdades: limites da democracia no Brasil. São Paulo, Boitempo.

Para capítulo de livro

Exemplo: ALATAS, Syed. (2015), "La problemática de lo autóctono y la autocnía: experiencias del Sur asiático y de África", in F. Beigel e H. Sabea (eds.), Dependencia académica y profesionalización en el Sur. Mendoza: EDIUNC; Río de Janeiro: SEPHIS, p. 55-64.

Para artigo em revista

Exemplo: ABERS, Rebecca; SERAFIM, Lizandra; TATAGIBA, Luciana. (2014), "Repertórios de Interação Estado-Sociedade em um Estado Heterogêneo: a Experiência na Era Lula". Dados, v. 57, n. 2, p. 325-357.

Para citação de artigo eletrônico

Exemplo: VILLAS BÔAS, Glaucia. "A Recepção Controversa de Max Weber no Brasil (1940-1980)". Dados [online]. 2014, v. 57, n.1 [dia-mês-ano da consulta], p. 5-33. Disponível em http://www.scielo.br/dados. 

Teses e dissertações

Exemplo: FLORENCIO DE AGUIAR, Thais. (2013), Uma Genealogia dos Princípios de Demofilia em Concepções Utópicas de Democratização. Tese (Doutorado em Ciência Política), Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Contato para submissões

E-mail: horizontesaosul@gmail.com 

O textos também podem ser enviados diretamente às/aos editoras/es. 


O corpo editorial da HaoS é formado por acadêmicas/os voluntárias/os que atuam profissionalmente em diversas áreas das ciências sociais. Por conta disso, ressaltamos que os retornos às submissões não são imediatos.