• Marcia Candido, Rafael Rezende e André Felix

INICIATIVAS DE DIVULGAÇÃO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS QUE VOCÊ PRECISA CONHECER




A Horizontes ao Sul (HaoS) é uma página de divulgação científica em Ciências Sociais criada em 2018. Quando começamos o projeto, mal conhecíamos outras iniciativas similares. Quase quatro anos depois, sabemos que a escassez de ações de popularização de disciplinas como a Ciência Política e a Sociologia também está bastante relacionada a dificuldades mais amplas desses campos do conhecimento terem financiamento e apoio, seja de instituições públicas ou privadas. Tal fenômeno é ainda agravado com a decorrência de um governo de extrema-direita, contrário ao desenvolvimento científico, ao pensamento crítico e à liberdade acadêmica.

Por aqui, mantivemos a HaoS neste ano de 2021 praticamente como um acervo para consulta de nossos textos passados. Temos algumas surpresas sendo produzidas e esperamos poder revelar mais em breve. Na presente publicação apresentamos uma listagem com trabalhos de colegas que têm, assim como nós, buscado, quase sempre de modo independente, promover as Ciências Sociais. Nossa exposição se baseia nos resultados do Prêmio Anpocs de Divulgação Científica em Ciências Sociais, que ocorreu pela primeira vez há dois meses, no 45º Encontro Anual da Anpocs, sob a liderança do sociólogo José Leon Swako (Iesp-Uerj), acompanhado de uma comissão avaliadora formada por Luisa Massarani (Fiocruz), Gilberto Hochman (Fiocruz), Lilia Schwarcz (USP) e José Ricardo Ramalho (UFRJ).


Os encontros anuais da Anpocs reúnem antropólogos, sociólogos, cientistas políticos, cientistas sociais e de áreas correlatas, além de convidados estrangeiros, para debates e exposições. Atualmente é considerado um dos principais congressos desses campos de trabalho acadêmico no Brasil. A realização do concurso veio em boa hora pois, ao mesmo tempo em que lançou luz sobre uma temática pouco discutida nas Ciências Sociais – a divulgação científica -, incentivou a comunidade a conhecer o que existe sobre ela. Na sequência listamos pequenos resumos das(os) vencedoras(es) da versão inaugural do Prêmio Anpocs de Divulgação Científica em Ciências Sociais.


Antes disso, pontuamos que ficamos felizes de ter feito parte desse grupo de premiados. A menção honrosa que obtivemos é partilhada por todas as pessoas que colaboraram com a nossa construção ao longo dos anos, em ordem alfabética: André Felix, Guilherme Marcondes, Luna Campos, Marcia Rangel Candido, Natasha Bachini, Rafael Rezende, Samantha Brasil Simone Ribeiro Gomes e Vitória Gonzalez.



Larvas Incendiadas

Podcast que divulga debates sobre gênero e sexualidade com periodicidade quinzenal. O cientista político Tiago Coacci, criador do projeto, conduz entrevistas com pessoas das mais variadas áreas de formação e já detém um acervo com mais de 70 episódios gravados.


Link para ler mais: https://larvasincendiadas.com/sobre/


Link para apoiar o projeto: https://larvasincendiadas.com/apoie/

Link para o podcast: https://larvasincendiadas.com/escute/


Links para as redes sociais: Instagram, Twitter e Facebook.



Métodos em Pauta

Projeto idealizado por Amanda Domingos, doutoranda em Ciência Política na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), cujo objetivo é promover a discussão sobre métodos a partir de cursos, workshops e um podcast. A iniciativa é composta por estudantes de graduação e pós-graduação da mesma universidade, assim como por convidadas(os).


Para ler mais: http://www.metodosempauta.com/sobre/


Canal do YouTube: https://www.youtube.com/c/M%C3%A9todosemPauta


Links para as redes sociais: Twitter e Instagram.



Elas Pesquisam

Liderado por Eliana Coelho e Cláudia Costa[1] , esse podcast tem o objetivo de divulgar pesquisas conduzidas com/por mulheres, articulando bom humor com temas de política e entretenimento, sempre a partir de uma perspectiva feminista.


Link para o podcast: Spotify


Link para redes sociais: Twitter.



Memória das Ciências Sociais no Brasil

Coordenado pelo cientista social Celso Castro, o projeto consiste na gravação e disponibilização de uma série de entrevistas com os mais importantes nomes da Antropologia, Sociologia e Ciência Política do país. A iniciativa, sediada no CPDOC-FGV-RJ, possui todas as gravações e transcrições disponíveis em acervo virtual e é uma boa fonte para pesquisadoras(es) interessadas(os) na história das ciências sociais.


Link para ler mais: https://cpdoc.fgv.br/cientistassociais


Link para o acervo virtual: https://cpdoc.fgv.br/cientistassociais/brasil



Mundaréu

Lançado em 2019, esse projeto é coordenado por Soraya Fleischer, antropóloga e professora do Departamento de Antropologia/UnB, e produzido pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da UNICAMP e pelo Departamento de Antropologia da UNB. O podcast conta com duas temporadas de episódios debatendo temas relacionados à Antropologia e ao ensino na sala de aula. Recentemente, a iniciativa também recebeu o prêmio de acessibilidade no Encontro Internacional de Podcasts, realizado pela UNB.


Link para ler mais: https://mundareu.labjor.unicamp.br/


Link para o podcast: https://open.spotify.com/show/2DJBVF4wly0QIaxQpX8WRv



Fora da Política Não Há Salvação

Em tempos de negação e criminalização da política, Cláudio Couto nos recorda que Fora da Política Não Há Salvação. O professor da EAESP-FGV comanda, desde março de 2020, um podcast dedicado ao debate de variadas questões políticas. Os mais de cem episódios produzidos contaram com convidados como Argelina Figueiredo, Angela Alonso e Fernando Limongi. Fora da Política Não Há Salvação também é o nome do blog que Cláudio mantém hospedado no site da revista Carta Capital.


Link para o podcast: https://open.spotify.com/show/2xj7tpdCJaj3qZOqS0swSx


Link para o blog: https://www.cartacapital.com.br/blogs/fora-da-politica/


Cuidar, verbo coletivo

Umas das tantas consequências da pandemia de Covid-19 foi o incremento das discussões sobre o cuidado. Nesse contexto, Bruna Angotti, doutora em Antropologia pela Universidade de São Paulo (USP), e Regina Vieira, pesquisadora do CEBRAP e professora da UNOESC, lançaram o projeto Cuidar, verbo coletivo, um podcast dedicado a pensar o referido tema pelas perspectivas acadêmica, militante e profissional. As dez entrevistas produzidas pelo podcast também foram publicadas em um livro editado em formato digital que pode ser baixado gratuitamente.


Link para baixar o livro: https://www.unoesc.edu.br/images/uploads/editora/Cuidar,_verbo_coletivo.pdf

Link para o podcast: https://open.spotify.com/show/1Jo6rtVvwsoxvecZzw7Wol


Link para redes sociais: Instagram e Twitter.



Manchetômetro

O Manchetômetro é coordenado pelo cientista político João Feres Júnior. Desde 2014 a iniciativa analisa a cobertura da mídia de temáticas políticas e econômicas, reunindo diversos pesquisadores de pós-graduação e graduação, muitas vezes trabalhando em caráter voluntário. Eduardo Barbabela, André Felix, Lidiane Vieira, Natasha Bachini, Marcia Rangel Candido, Patricia Bandeira de Melo e André Madruga são alguns dos integrantes que se dedicam ou se dedicaram mais tempo ao projeto.


Para ler mais sobre o projeto e consultar a equipe completa: http://manchetometro.com.br/quem-somos/ Link para o podcast: Spotify


Link para canal do YouTube: https://www.youtube.com/c/CanalManchetometro

Redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.


Listagem com o resultado final dado pela ANPOCS:


Categoria discente

Vencedor(a)

Larvas Incendiadas

Menção Honrosa 1

Horizontes ao Sul


Menção Honrosa 2

Métodos em Pauta


Menção Honrosa 3

Elas Pesquisam


Categoria docente


Vencedor(a) 1

Memória das Ciências Sociais no Brasil


Vencedor(a) 2

Mundaréu – Podcast de Antropologia


Menção Honrosa 1

Fora da Política Não Há Salvação


Menção Honrosa 2

Cuidar, Verbo Coletivo


Menção Honrosa 3

Manchetômetro


A transmissão da premiação completa está disponível no YouTube.

Acesse no link: https://www.youtube.com/watch?v=zfMdjaM-Sf8


Desejamos boas festas!


Sigam de olho nas Ciências Sociais brasileiras!

119 visualizações
Relacionados