top of page
  • Karen Kendrick

É PARA ISSO QUE SERVE A SOCIOLOGIA?

Fonte: O Triunfo da Morte, 1562, Pieter Bruegel, o Velho, Museu do Prado, Madri.



Tradução: Simone Gomes


Nesse momento, planejo uma aula para meus estudantes sobre como o capitalismo e a globalização criaram as condições para a pandemia do COVID-19. Estou fazendo isso porque a universidade em que trabalho me pediu para migrar minhas aulas para plataformas online pelo resto do semestre. Tendo em vista quem eu sou e o que ensino, decidi que vou pedir para os alunos estudarem sociologia durante a pandemia, só tenho uma escolha. Tenho que ensiná-los sobre como sociólogos pensam a respeito de pandemias.


Então pensei em começar da mesma forma que inicio meu curso de Sociologia da Saúde e da Doença. Na primeira aula introduzo o estudo da epidemiologia - uma palavra bonita que significa os padrões de saúde e doença entre populações humanas [1]. Direi algumas coisas sobre como os seres humanos tinham uma expectativa de vida muito mais curta que atualmente e como vimos alguns períodos de aumento dessas taxas, mas a grande mudança na expectativa de vida dos humanos veio entre 1900–1930 durante a transição epidemiológica. A expectativa de vida para homens brancos nos EUA passou de 47 para 60 anos e para homens negros de 33–48. Por um longo tempo nos parabenizamos por esse aumento, devido à melhoria dos sistemas sanitários e de esgoto, e estes foram muito importantes. Mas os fatores mais importantes na transição epidemiológica foram uma melhoria generalizada nas condições nutricionais e de vida - ar limpo e abrigo. Comer bem e não viver amontoado em moradias precárias nas cidades industrializadas ou vilas de camponeses melhorou nossos sistemas imunológicos e reduziu a quantidade de pragas e influenza que espalhamos entre nós.


Eu conto essa história para provar um ponto para meus alunos: a forma como organizamos nossas vidas sociais é responsável por um grande impacto na nossa expectativa de vida como seres humanos. A transição epidemiológica nos EUA e na Europa não foi realizada apenas pelo saneamento moderno ou pela medicina e vacinas, mas pelo acesso geral da população à comida, abrigo e ar limpo.


Na parte seguinte da minha palestra introdutória eu passo para como a mortalidade das pessoas atualmente tem, em grande medida, a ver com doenças de coração, infartos e cânceres. Nós pensamos nelas como doenças do "estilo de vida", mas nós sabemos pela investigação médica que isso é falso. Como indivíduos nós podemos mitigar o risco dessas doenças de algumas maneiras, mas muitas delas são genéticas ou ambientais, ou ainda, uma combinação complexa de fatores que ainda não entendemos, mas que tendem a acontecer em pessoas mais velhas. Não entro tanto em detalhes na minha aula sobre o Covid-19 porque não é um curso geral de Sociologia da Saúde e Doença, mas se fosse, nós falaríamos sobre os muitos fatores sociais que produzem altas taxas de doenças cardiovasculares e câncer no país.


De qualquer forma, em minha hipotética conversa online com os alunos, direi algo que venho dizendo aos estudantes da Sociologia da Saúde e da Doença há 20 anos. Algo enorme está faltando na história da expectativa de vida humana global que acabei de contar. Embora muitos de nós pensemos que as doenças infecciosas eram coisa do passado, os epidemiologistas nos dizem há anos que não estamos livres destas. Os epidemiologistas afirmam que, desde cerca de 1980, estamos em um período chamado de " aumento de doenças infecciosas". Você já ouviu falar sobre doenças como hantavírus, antraz, vaca louca, SARS e ebola. Elas parecem assustadoras para os estadunidenses, ainda que distantes e exóticas. Podemos não perceber o quão perigosas são essas doenças, porque para a maioria de nós elas são vistas apenas na TV e nossa vida é muito ocupada e complicada para se preocupar com pessoas que você não conhece em algum lugar distante que estão morrendo de algo que não conhecemos ou esperamos entrar em contato. É muito difícil e complexo, e o que podemos fazer sobre isso de qualquer maneira?


Mas eis o seguinte, digo ou direi aos meus alunos, há uma boa razão para estarmos interessados em saber mais sobre o novo aumento nas doenças infecciosas. Porque, embora pensemos que temos vacinas e sistemas de saúde e melhor comida, ar e abrigo, na verdade nem todos temos essas coisas. De fato, a maioria dos seres humanos não. Vivemos em um mundo de grande desigualdade, onde alguns de nós sofrem de superabundância e outros lutam para encontrar nutrição adequada. Alguns de nós recebem uma ótima assistência médica, enquanto outros vão à falência ou ficam sem assistência médica quando ficam doentes. E se ouvirmos atentamente os epidemiologistas, sabemos que a história da expectativa de vida humana é a história da riqueza e da pobreza humanas. Não precisamos ser ricos para ser saudáveis, mas se formos pobres, subnutridos, mal protegidos e não tivermos acesso a alimentos, água e ar limpos, ficaremos doentes.


O que epidemiologistas e sociólogos têm em comum é o entendimento empírico de que a maneira como as pessoas vivem cria os padrões de saúde e doença que experimentamos. Não é mágica ou sorte, não é política ou opinião. Animais, plantas e algas e outros organismos biológicos estão interconectados em todo o mundo. E a maneira como nos movemos ao redor do mundo influencia quando encontramos outros organismos biológicos que podem nos prejudicar, quando somos vulneráveis a infecções e se espalhamos esses organismos para outras pessoas. Nossas condições de vida ditam nossos padrões de saúde e doença como indivíduos, populações, espécies e ecossistemas.


A maneira como organizamos nossas vidas sociais afeta a biologia de nossos corpos e nosso planeta. Este é o ponto analítico central da Sociologia da Saúde e Doença. É o cerne da epidemiologia. Quando usamos demais e mal os antibióticos, dificultamos a interrupção de doenças infecciosas. Quando cortamos florestas, construímos barragens e deslocamos um grande número de pessoas e animais, criamos pobreza e desigualdade e perturbamos ecossistemas estáveis. Quando colocamos animais e humanos em contato mais próximo do que antes, aumentamos a probabilidade de eles compartilharem doenças. Quando forçamos as pessoas a sair de suas terras e a abandonar seus modos de vida tradicionais para trabalhar com baixos salários nas fábricas globais, diminuímos sua saúde e saneamento. Nós os tornamos fisicamente vulneráveis ​​e damos aos novos patógenos um lugar para sofrer mutações, crescer e se tornar virulentos. Quando destruímos os meios tradicionais de encontrar e distribuir alimentos, algumas pessoas dependem de supermercados e fazendas industriais, enquanto outras dependem de feiras ao ar livre para comprar o que podem pagar. Quando aglomeramos as pessoas e estressamos seus sistemas imunológicos, aumentamos a probabilidade de transmissão de doenças. Quando voamos pelo mundo para garantir que as fábricas continuem funcionando e os produtos continuem sendo fabricados e vendidos, carregamos doenças conosco. E se voarmos para países com sistemas de saúde inadequados ou políticas sociais mesquinhas, as pessoas mais pobres desses países sofrerão mais porque serão as mais vulneráveis ​​às doenças e as menos capazes de acessar o tratamento.


Os EUA têm um sistema de saúde com fins lucrativos que não opera como um sistema unificado e não tem a saúde pública como prioridade número um. Essa falta de organização torna muito difícil para os EUA ter um plano singular e eficaz para lidar com novas doenças altamente contagiosas. Somos os mais vulneráveis de todos os países de alta renda à devastação de uma pandemia global. O novo aumento das doenças infecciosas é importante não como um exercício intelectual, mas porque indica que uma sociedade verdadeiramente educada e racional, com abundantes recursos econômicos, deve ter um sistema de saúde capaz de nos manter a salvo do surgimento de novas doenças infecciosas. Os EUA não possuem um sistema assim.


Então, concluirei para meus alunos que o capitalismo global criou as condições para o desenvolvimento do Covid-19, que agora é uma pandemia global. É por isso que agora estamos tendo aulas online em vez de pessoalmente onde estávamos antes das férias de primavera. Eu tenho ensinado sobre a possibilidade dessa situação inimaginável há 20 anos. Os epidemiologistas têm falado sobre isso há duas vezes mais.


E então farei uma pausa e perguntarei se eles entenderam o que estou dizendo. Bem, na verdade não tenho certeza de como isso funcionará, se vou fazer uma pausa ou se o vídeo terminará. Porque eu realmente não sei como usar a tecnologia efetivamente para dar uma aula online. Mas, de alguma forma, vou perguntar aos meus alunos se eles têm alguma dúvida, há algo que eu possa explicar ou esclarecer? E vou me perguntar, eles entendem a história que acabei de contar? Eles percebem que o “novo” aumento de doenças infecciosas coincide com o aumento das políticas econômicas neoliberais que encerraram 40 anos de elaboração de políticas sociais centralizadas nos EUA e eliminaram a própria noção de governo que deveria funcionar no interesse geral do bem-estar social dos seus cidadãos?


Algum dos meus alunos se atreverá a chamar atenção para a hipocrisia quando eu der essa palestra online? Eles vão me perguntar por que não fiz nada para impedir o Covid-19? Será que eles reconhecerão que as próprias condições que levaram à pandemia também levaram à ideia de que é lógico e racional pedir aos alunos e professores que terminem seus semestres online enquanto estamos enfrentando uma pandemia global. A mesma lógica que concluiu que era muito caro construir um sistema de saúde que pudesse nos proteger dessa situação está nos pedindo para ter uma conversa intelectual profunda online durante uma série enquanto nossos amigos e familiares estão doentes e talvez moribundos nos quartos e apartamentos e prédios ao lado?


Gostaria de saber quantos de nós, a elite educada, realmente considerou esta questão. Na universidade, estamos tão acostumados a lutar por nossas vidas, sob pressão de cortes e eliminação no orçamento porque ensinamos artes e humanidades e essas disciplinas não são conhecidas por ganharem muito dinheiro. Nós nos desdobramos para justificar nossa profissão, dizendo que fornecemos algo que o treinamento para o mercado de trabalho não oferece - a capacidade de pensar criticamente sobre o mundo em que vivemos. Criamos bons cidadãos que melhoram a sociedade e têm poderes para se proteger da opressão e injustiça.


Estou me perguntando agora, é para isso que serve a sociologia? É para isso que serve o feminismo interseccional? Foi por isso que estudei a teoria crítica da raça, a história e os direitos da deficiência e a teoria queer? Ensinar os alunos a manter a calma e continuar em uma economia global pós-pandemia?



NOTAS

[1] Aprendi isso originalmente de um livro chamado The Sociology of Health and Illness da Rose Weitz, terceira edição. É um ótimo livro atualmente em sua nona edição.



Como citar esse texto: KENDRICK, Karen. (2020), "É para isso que serve a Sociologia?" Horizontes ao Sul. Disponível em:

https://www.horizontesaosul.com/single-post/2020/04/03/%C3%89-PARA-ISSO-QUE-SERVE-A-SOCIOLOGIA




Karen Kendrick é Professora de Sociologia da Universidade Albertus Magnus, em New Haven, CT. Publicado originalmente em: https://discoversociety.org/2020/03/17/is-thkareis-what-sociology-is-for/

Editora Responsável: Simone Gomes



Relacionados
bottom of page