EDITORIAL N.1 2018


Créditos da imagem: Hyuro

A Horizontes ao Sul tem como objetivo contribuir para a livre circulação de ideias com textos de qualidade que abordem temas socialmente relevantes, tendo como compromisso o combate ao racismo, ao sexismo e a tantas outras formas de desigualdades. Acreditamos que a produção de conhecimento é um empreendimento político, coletivo e permanente.

Por isso, é com muita satisfação que lançamos este projeto. Nossa proposta é ser uma revista digital que publica periodicamente pequenos artigos, ensaios, poesias e reflexões que estejam conectados às Ciências Sociais, com a finalidade de criar alianças entre as pesquisas acadêmicas e outras modos de escrita.

Nesta estréia, compartilhamos textos que expressam a diversidade que marcam nossos Horizontes: literatura, cinema, técnicas de pesquisa, conjuntura política e história de importantes intelectuais são os principais temas abordados.

Carla Diéguez, por exemplo, cientista social especialista em Sociologia do Trabalho, escreve sobre o contexto no qual se deu a Reforma Trabalhista e seus possíveis desdobramentos a partir de pontos nem sempre evidenciados, como o falacioso discurso do arcaísmo da CLT, os atuais índices de empregabilidade do país e os impactos da nova legislação para as classes mais baixas.

A cientista política Vera Chaia, por sua vez, discorre acerca de seu atual projeto de pesquisa “Lideranças Políticas e Cinema”, comparando as produções brasileiras e estudanidenses sobre representações de presidentes da República. A autora destaca a recência dessa linha de pesquisa e as principais abordagens metodológicas do estudo de documentários. Também no campo do audiovisual, a cineasta Lílian de Alcântara elabora um texto sensivelmente poderoso sobre o trabalho da diretora latino-americana, Paz Encina, que busca reviver em imagens, sob novas formas, a memória de difíceis momentos da história paraguaia.

Nos textos de Laila Correa e Silva, Allan Hillani e Isabel Loureiro, a referência ao passado como um mecanismo que nos leva a conhecer e interpretar melhor o presente está manifesta na reconstituição de ideias e trajetórias intelectuais à frente de seus tempos. Ignez Sabino, Josephina Alvares de Azevedo, Karl Marx e Rosa Luxemburgo, cada um a seu modo, desafiaram os contextos sociais e políticos em que estavam inseridos e produziram reflexões sobre o mundo que transpassam os séculos e inspiram diferentes gerações. A leitura desses trabalhos, redigidos por especialistas de formações variadas – da História Social à Filosofia e ao Direito – nos aproxima tanto do pensamento de escritoras historicamente silenciadas, como de intelectuais consagrados, apontando sutilmente para a desigualdade na circulação do conhecimento quando pensamos nas dinâmicas de gênero em articulação com centro/periferia.

No campo de técnicas de pesquisa, a cientista política Talita Tanscheit, motivada pelo desejo de partilhar seus aprendizados de anos de trabalho de campo, descreve dicas preciosas para os iniciantes em um importante método qualitativo: as entrevistas.

Por fim, a socióloga Simone Gomes compartilha conosco a violenta realidade enfrentada por militantes na América Latina - região responsável pelo assassinato do maior número de ativistas do mundo - ao trazer o caso da morte de Berta Cáceres, em Honduras, e do sopro de esperança simbolizado pela candidatura da indígena mexicana Marichuy.

Desejamos que as publicações da Horizontes ao Sul sejam instigantes e estimulem um diálogo generoso e qualificado entre nossas pesquisadoras, pesquisadores, leitoras e leitores. Não poderíamos deixar de nomear e saudar os outros colaboradores que constroem esse projeto conosco: Carolina Rocha, Filippo Pitanga, Iana Cossoy, Rafael Rezende e Samantha Brasil.

Nosso time editorial pretende divulgar textos fresquinhos todas às terças e quintas, e para a próxima semana já contamos com traduções e poesias inéditas! Acompanhem nossas novidades pelo site ou pela página no Facebook.

Boa leitura!

Editoras Horizontes ao Sul

Luna Ribeiro Campos

Marcia Rangel Candido

Natasha Bachini

#HorizontesaoSul #editorial #CiênciasSociais #LunaRibeiroCampos #MarciaRangelCandido #NatashaBachini #EdiçãoLunaRibeiroCampos #EdiçãoNatashaBachini #EdiçãoMarciaRangelCandido

Relacionados