top of page
  • Marcia Rangel Candido

EDITORIAL N.1 2018


Créditos da imagem: Hyuro

A Horizontes ao Sul tem como objetivo contribuir para a livre circulação de ideias com textos de qualidade que abordem temas socialmente relevantes, tendo como compromisso o combate ao racismo, ao sexismo e a tantas outras formas de desigualdades. Acreditamos que a produção de conhecimento é um empreendimento político, coletivo e permanente.

Por isso, é com muita satisfação que lançamos este projeto. Nossa proposta é ser uma revista digital que publica periodicamente pequenos artigos, ensaios, poesias e reflexões que estejam conectados às Ciências Sociais, com a finalidade de criar alianças entre as pesquisas acadêmicas e outras modos de escrita.

Nesta estréia, compartilhamos textos que expressam a diversidade que marcam nossos Horizontes: literatura, cinema, técnicas de pesquisa, conjuntura política e história de importantes intelectuais são os principais temas abordados.

Carla Diéguez, por exemplo, cientista social especialista em Sociologia do Trabalho, escreve sobre o contexto no qual se deu a Reforma Trabalhista e seus possíveis desdobramentos a partir de pontos nem sempre evidenciados, como o falacioso discurso do arcaísmo da CLT, os atuais índices de empregabilidade do país e os impactos da nova legislação para as classes mais baixas.

A cientista política Vera Chaia, por sua vez, discorre acerca de seu atual projeto de pesquisa “Lideranças Políticas e Cinema”, comparando as produções brasileiras e estudanidenses sobre representações de presidentes da República. A autora destaca a recência dessa linha de pesquisa e as principais abordagens metodológicas do estudo de documentários. Também no campo do audiovisual, a cineasta Lílian de Alcântara elabora um texto sensivelmente poderoso sobre o trabalho da diretora latino-americana, Paz Encina, que busca reviver em imagens, sob novas formas, a memória de difíceis momentos da história paraguaia.

Nos textos de Laila Correa e Silva, Allan Hillani e Isabel Loureiro, a referência ao passado como um mecanismo que nos leva a conhecer e interpretar melhor o presente está manifesta na reconstituição de ideias e trajetórias intelectuais à frente de seus tempos. Ignez Sabino, Josephina Alvares de Azevedo, Karl Marx e Rosa Luxemburgo, cada um a seu modo, desafiaram os contextos sociais e políticos em que estavam inseridos e produziram reflexões sobre o mundo que transpassam os séculos e inspiram diferentes gerações. A leitura desses trabalhos, redigidos por especialistas de formações variadas – da História Social à Filosofia e ao Direito – nos aproxima tanto do pensamento de escritoras historicamente silenciadas, como de intelectuais consagrados, apontando sutilmente para a desigualdade na circulação do conhecimento quando pensamos nas dinâmicas de gênero em articulação com centro/periferia.

No campo de técnicas de pesquisa, a cientista política Talita Tanscheit, motivada pelo desejo de partilhar seus aprendizados de anos de trabalho de campo, descreve dicas preciosas para os iniciantes em um importante método qualitativo: as entrevistas.

Por fim, a socióloga Simone Gomes compartilha conosco a violenta realidade enfrentada por militantes na América Latina - região responsável pelo assassinato do maior número de ativistas do mundo - ao trazer o caso da morte de Berta Cáceres, em Honduras, e do sopro de esperança simbolizado pela candidatura da indígena mexicana Marichuy.

Desejamos que as publicações da Horizontes ao Sul sejam instigantes e estimulem um diálogo generoso e qualificado entre nossas pesquisadoras, pesquisadores, leitoras e leitores. Não poderíamos deixar de nomear e saudar os outros colaboradores que constroem esse projeto conosco: Carolina Rocha, Filippo Pitanga, Iana Cossoy, Rafael Rezende e Samantha Brasil.

Nosso time editorial pretende divulgar textos fresquinhos todas às terças e quintas, e para a próxima semana já contamos com traduções e poesias inéditas! Acompanhem nossas novidades pelo site ou pela página no Facebook.

Boa leitura!

Editoras Horizontes ao Sul

Luna Ribeiro Campos

Marcia Rangel Candido

Natasha Bachini

643 visualizações
Relacionados
bottom of page